Mercados monetários precificam 50% de chance de alta de 0,50 p.p. nos juros pelo BCE em julho
Por Yoruk Bahceli
(Reuters) - Os mercados monetários da zona do euro aumentaram nesta sexta-feira suas apostas em um aumento de 0,50 ponto porcentual na taxa de juros do Banco Central Europeu (BCE) em julho, o que levaria a taxa básica da instituição financeira para 0%.
O presidente do banco central da Holanda e formulador de política monetária do BCE Klaas Knot disse na terça-feira que o banco central deve manter a porta aberta para uma alta de 0,50 ponto nos custos dos empréstimos se os próximos dados sugerirem que a inflação está "se disseminando ou se acumulando".
O discurso de Knot mudou as expectativas do mercado e, nesta sexta-feira, operadores precificaram uma elevação de até 0,36 ponto porcentual até julho. Isso sugere que um aumento de 0,25 ponto porcentual já está totalmente precificado e há cerca de 50% de probabilidade de um ajuste mais intenso, de 0,50 ponto.
"Mesmo que a opinião de Knot seja minoritária no BCE, acho que agora podemos considerar que (um incremento de) 25 pontos-base nessa reunião será o mínimo", disse Antoine Bouvet, estrategista sênior de taxas de juros do ING.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.