PUBLICIDADE
IPCA
-0,68 Jul.2022
Topo

MDC fecha contrato de gás com estatal boliviana YPFB no mercado livre

19/07/2022 11h41

SÃO PAULO (Reuters) - A MDC, empresa brasileira de gás natural e energia, anunciou nesta terça-feira que sua subsidiária CDGN fechou um acordo com a YPFB que prevê o fornecimento pela estatal boliviana de até 4 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural.

Segundo comunicado, o contrato assinado é na modalidade interruptível, que envolve compromissos de fornecimento mais flexíveis, dependendo de disponibilidade do produto e acordo prévio entre as partes.

Com o acordo, que tem duração até o final de 2023, a MDC ampliará sua atuação no mercado de gás, acrescentando um novo modal de comercialização às suas operações.

A CDGN, que é líder de transporte e comercialização de gás natural comprimido no Brasil, atenderá prioritariamente clientes das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, que recebem gás através da Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG).

Em nota separada, a petroleira boliviana disse que o mercado brasileiro está aberto ao gás boliviano.

"Com este tipo de contrato procuramos acomodar o nosso gás natural no melhor mercado e ao melhor preço possível, aproveitando as oportunidades de mercado. As condições econômicas e comerciais do contrato são oportunas e benéficas para o país", disse o presidente da YPFB, Armin Dorgathen Tapia.

(Por Letícia Fucuchima)