IPCA
0,26 Set.2023
Topo

BC da China deve rolar parcialmente empréstimos de médio prazo, mantendo taxa estável

12/08/2022 08h27

XANGAI (Reuters) - O banco central da China deve rolar parcialmente seus empréstimos de médio prazo com vencimento na segunda-feira, deixando os custos dos empréstimos inalterados pelo sétimo mês consecutivo, mostrou uma pesquisa da Reuters.

A crescente pressão inflacionária doméstica limitou ainda mais o espaço para manobras de política monetária para apoiar a atividade, que está se recuperando lentamente dos choques da Covid-19, num momento em que outras grandes economias estão aumentando os juros agressivamente.

Numa pesquisa com 32 observadores do mercado esta semana, todos os entrevistados previram que não haverá mudança na taxa de juros da ferramenta de empréstimo de médio prazo (MLF, na sigla em inglês) de um ano. A taxa está em 2,85% atualmente.

Em vez de se preocupar com os custos dos empréstimos, os mercados estão se perguntando se o Banco do Povo da China renovará totalmente os 600 bilhões de iuanes (89,04 bilhões de dólares) em empréstimos desse tipo que vencem na segunda-feira.

Vinte e nove dos participantes da pesquisa, ou 90,6%, disseram prever que haverá uma rolagem parcial, enquanto os três restantes esperam que o banco central renove integralmente os empréstimos vencidos.

(Por Steven Bian e Brenda Goh)