Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Wall Street recua com persistência de temores sobre aumentos de juros

15/09/2022 10h50

Por Ankika Biswas e Sruthi Shankar

(Reuters) - Os principais índices de Wall Street caíam nesta quinta-feira, pressionados por ações de tecnologia e crescimento, com investidores receosos com a abordagem agressiva do Federal Reserve no controle da inflação antes de uma decisão sobre a taxa de juros na semana que vem.

Os três principais índices têm lutado por impulso desde que uma leitura mais alta do que o esperado da inflação de preços ao consumidor, divulgada na terça-feira, provocou a pior liquidação em mais de dois anos no mercado acionário dos EUA.

Leituras divulgadas nesta quinta-feira mostraram que as vendas no varejo dos EUA subiram 0,3% em agosto, acima do esperado, em sinal de que a economia pode tolerar taxas de juros mais altas à medida que o Fed aperta a política monetária.

Um relatório separado do Departamento do Trabalho norte-americano mostrou que os pedidos iniciais de auxílio-desemprego caíram em 5 mil, para 213 mil em dado ajustado sazonalmente, na semana encerrada em 10 de setembro, sinalizando a resiliência do mercado de trabalho dos EUA.

"As condições econômicas são muito boas nos EUA e isso é bastante compatível com a trajetória de alta de 75 pontos-base nos juros na próxima reunião (do Fed)", disse Mabrouk Chetouane, chefe de estratégia de mercados globais da Natixis Investment Managers Solutions.

"Se os investidores ainda estão subestimando a determinação do Fed de lutar contra a inflação, uma das principais preocupações é que veremos a volatilidade aumentar nas próximas semanas."

Apple Inc, Microsoft e Alphabet Inc caíram cerca de 1,0% cada nesta quinta-feira. A Netflix Inc ganhava 5,1% depois que a Evercore ISI atualizou as ações da empresa para "outperform".

Os bancos, que tendem a se beneficiar de ambiente de juros crescentes, saltavam 2,1%. Já as ações de saúde eram impulsionadas pela forte previsão de resultados da seguradora Humana Inc.

Às 12:10 (de Brasília), o índice S&P 500 perdia 0,76%, a 3.916,14 pontos, enquanto o Dow Jones caía 0,30%, a 31.042,26 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite recuava 1,19%, a 11.580,21 pontos.