Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Preços da gasolina, diesel e etanol recuaram na semana passada, diz ANP

O leve movimento de queda nos postos ocorre após a Petrobras ter reduzido o preço médio do diesel vendido às distribuidoras  - GETTY IMAGES
O leve movimento de queda nos postos ocorre após a Petrobras ter reduzido o preço médio do diesel vendido às distribuidoras Imagem: GETTY IMAGES

Marta Nogueira

12/12/2022 18h33

Os preços médios da gasolina, diesel e etanol nos postos de combustíveis do Brasil tiveram uma leve queda na semana passada em relação a anterior, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira pela reguladora ANP.

A gasolina comum foi comercializada a 5,01 reais o litro, uma queda de 0,4% ante 5,03 reais na semana anterior.

O etanol foi vendido a 3,84 reais o litro, recuo de 0,3% ante 3,85 reais na semana anterior.

Já o diesel S10 (com menor teor de enxofre) registrou média de 6,63 reais o litro, queda de 0,6% contra 6,67 uma semana antes.

O leve movimento de queda nos postos ocorre após a Petrobras ter reduzido o preço médio do diesel vendido às distribuidoras em 8,18% e o da gasolina em 6,1% a partir de quarta-feira passada, após meses de preços congelados, diante de um recuo dos valores do petróleo no mercado internacional utilizados como referência.

No sábado passado, a refinaria de Mataripe, na Bahia, reduziu o preço do diesel às distribuidoras em cerca de 10% e o da gasolina em 5,1%, segundo dados no portal da Acelen, proprietária da unidade.

Localizada na região metropolitana de Salvador (BA), a refinaria responde por mais da metade do abastecimento do Nordeste brasileiro.

Os repasses de reajustes de preços em refinarias aos consumidores finais, nos postos de combustíveis, não são imediatos e dependem de uma série de questões, como margens de distribuição e revenda, misturas de biocombustíveis e impostos.