Exportações de diesel e gasolina da China saltam em novembro; maior nível em mais de 1 ano
CINGAPURA (Reuters) - As exportações de diesel e gasolina da China continuaram a subir em novembro, atingindo seus níveis mais altos desde junho e maio de 2021, respectivamente, com as refinarias correndo para esgotar suas cotas de exportação de 2022 e vender estoques crescentes.
A China embarcou 2,1 milhões de toneladas de diesel no mês passado, o dobro do nível de outubro e acima das 600.000 toneladas no mesmo período de 2021, mostraram dados da Administração Geral das Alfândegas no domingo.
As exportações de gasolina foram de 1,49 milhão de toneladas em novembro, ante 1 milhão de toneladas no mês anterior e 810 mil toneladas no ano anterior.
A enxurrada de remessas de combustível seguiu a surpreendente decisão da China em setembro de emitir 15 milhões de toneladas de cotas de exportação adicionais, enquanto o país se esforçava para acelerar sua economia afetada pela pandemia.
As refinarias também se esforçaram para aumentar as exportações para mitigar a pressão de estoque de produtos, já que as medidas de zero Covid-19 do governo reduziram a demanda doméstica por petróleo.
Esperava-se que a produção de diesel e gasolina caísse em novembro em relação ao mês anterior em 1,3% e 2,8%, respectivamente, de acordo com a consultoria chinesa Longzhong.
As exportações de combustível de aviação também aumentaram em novembro, subindo 8,6% em relação a outubro, para 1,26 milhão de toneladas, devido à recuperação das viagens internacionais fora da China.
(Reportagem de Muyu Xu e Dominique Patton)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.