IPCA
0,26 Set.2023
Topo

Bolsas dos EUA sobem com expectativa sobre Fed e puxados por petróleo

23/12/2022 18h54

Por Sinéad Carew

NOVA YORK (Reuters) - O S&P 500 fechou em alta nesta sexta-feira, com os investidores avaliando dados de inflação em relação ao aumento das taxas e aos temores de recessão, enquanto ações do setor de petróleo e gás saltaram com os preços mais altos da commodity.

O Dow Jones Industrial Average subiu 0,53%, para 33.203,93 pontos, o S&P 500 teve alta de 0,59%, para 3.844,82 e o Nasdaq Composite avançou 0,21%, para 10.497,86.

Um relatório do Departamento de Comércio dos Estados Unidos mostrou que os gastos do consumidor mal subiram em novembro, enquanto a inflação esfriou ainda mais, mas não o suficiente para desencorajar o Federal Reserve de elevar o juro a níveis mais altos no próximo ano.

O índice de preços de despesas de consumo pessoal (PCE), o indicador de inflação preferido do Fed, subiu 0,1% no mês passado, após subir 0,4% em outubro.

Nas bolsas dos EUA, 7,75 bilhões de ações mudaram de mãos nesta sexta-feira, em comparação com média de 11,41 bilhões nas últimas 20 sessões.

Os dados desta sexta-feira e o fato de estarem quase de acordo com as expectativas diminuíram algumas das preocupações dos investidores, de acordo com Shawn Cruz, estrategista-chefe de negociação da TD Ameritrade em Chicago.

"Esta é uma indicação clara de que este é um tipo de mercado de más notícias ou boas notícias. O mercado quer que o Fed sinta que o que está fazendo é suficiente", disse Cruz.

"Está no limite sobre qual será o caminho para a política do Fed no próximo ano, já que isso impulsionará a economia e os ganhos corporativos."