IPCA
0,46 Jun.2024
Topo

Ações europeias avançam por otimismo com recuperação da China

27/12/2022 07h39

Por Bansari Mayur Kamdar

(Reuters) - As ações europeias subiam nesta terça-feira, acompanhando uma recuperação global das ações depois que a China relaxou ainda mais suas restrições relacionadas ao controle da Covid-19, aumentando as esperanças de uma recuperação na segunda maior economia do mundo.

A China disse na segunda-feira que abandonará seus requisitos de quarentena para visitantes que chegam, facilitando ainda mais os controles de fronteira impostos há três anos com o objetivo de conter a Covid.

Enquanto os mercados de Londres e Dublin permaneceram fechados para o feriado de Natal, a maioria das bolsas europeias avançava no início do pregão.

A reabertura chinesa e os dados de inflação dos EUA em linha com o esperado na sexta-feira podem fornecer um "pequeno impulso aos mercados de ações", disse Ipek Ozkardeskaya, analista sênior do Swissquote Bank.

No entanto, o aumento nos casos de Covid-19 na China pode "lançar uma sombra sobre o brilho da reabertura", acrescentou Ozkardeskaya. As empresas de luxo expostas à China LVMH e Richemont subiam quase 1,7% cada.

Mineradores e ações de energia subiam 1,0% e 1,4%, respectivamente, com os preços das commodities subindo na esperança de recuperação da demanda na China, principal consumidor. [MET/L] [O/R]

Industriais e bancos ganhavam pela segunda sessão consecutiva, impulsionando o índice europeu mais amplo.

Traders e analistas disseram que os baixos volumes de negociação também influenciavam os movimentos do mercado.

. Em FRANKFURT, o índice DAX subia 0,63%, a 14.028 pontos.

. Em PARIS, o índice CAC-40 ganhava 0,91%, a 6.563 pontos.

. Em MILÃO, o índice Ftse/Mib tinha valorização de 0,36%, a 23.964 pontos.

. Em MADRI, o índice Ibex-35 registrava alta de 0,31%, a 8.294 pontos.

. Em LISBOA, o índice PSI20 valorizava-se 0,01%, a 5.781 pontos.