Expectativas de inflação do consumidor nos EUA caem em janeiro
WASHINGTON (Reuters) - Os consumidores dos Estados Unidos acreditam que as pressões sobre os preços diminuirão consideravelmente nos próximos 12 meses, com uma pesquisa desta sexta-feira mostrando que a perspectiva de inflação para daqui a um ano caiu em janeiro ao nível mais baixo desde 2021.
A Pesquisa de Consumidores da Universidade de Michigan mostrou que a perspectiva de inflação para um ano caiu a uma leitura preliminar de 4,0% neste mês, ante 4,4% em dezembro. Essa foi a leitura mais baixa desde abril de 2021. No horizonte de cinco anos, a perspectiva subiu para 3,0%, de 2,9% no mês passado, permanecendo na estreita faixa de 2,9% a 3,1% em que tem trabalhado em 17 dos últimos 18 meses.
A pesquisa veio na esteira de dados do governo norte-americano de quinta-feira, que mostraram que os preços ao consumidor caíram pela primeira vez em mais de dois anos e meio em dezembro. A inflação está diminuindo à medida que os aumentos agressivos da taxa de juros do Federal Reserve esfriam a demanda e os gargalos na cadeia de suprimentos perdem força.
Com a queda da inflação, o ânimo dos consumidores está melhorando. A leitura preliminar de janeiro da Universidade de Michigan sobre o índice geral de sentimento do consumidor subiu a 64,6, ante 59,7 no mês anterior. Economistas consultados pela Reuters previam uma leitura preliminar de 60,5.
(Por Lucia Mutikani)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.