Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Ibovespa fecha em alta com Vale e Itaú, mas receio fiscal e NY reduzem fôlego

18/01/2023 18h30

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou em alta pelo segundo pregão seguido nesta quarta-feira, com destaque para Vale e Itaú Unibanco, enquanto Americanas caiu mais de 8%, ampliando a mais de 85% a perda desde a eclosão do escândalo contábil da varejista.

Preocupações com o cenário fiscal brasileiro, em meio a noticiário envolvendo o Imposto de Renda e o salário mínimo, reduziram o fôlego na bolsa paulista, assim como também pesou a trajetória negativa em Wall Street.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 0,71%, a 112.228,39 pontos. Na máxima, chegou a 113.306,24 pontos. O volume financeiro somou 37,9 bilhões de reais, em sessão também marcada pelo vencimento de opções do Ibovespa.

Após um começo de ano mais tenso, o Ibovespa já trabalha com desempenho positivo em 2023, o que muitos agentes financeiros atribuem ao fluxo positivo de capital externo - positivo em cerca de 3 bilhões de reais no mercado secundário neste ano.

Para o analista Luis Novaes, da Terra Investimentos, o Ibovespa teve seu desempenho limitado pelas declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sinalizando uma faixa de isenção no Imposto de Renda maior na próxima reforma tributária, a depender de uma discussão com sua equipe econômica.

Em discurso a centrais sindicais, Lula disse que vai "brigar" para subir o valor de isenção do IR para 5 mil reais, conforme promessa de campanha, acrescentando que vai cumprir "cada coisa" que prometeu durante as eleições.

"A indicação foi vista com receio pelo mercado, pois significaria uma diminuição na capacidade de arrecadação do governo num momento de gastos crescentes", afirmou Novaes, avaliando que, mesmo assim, o fluxo de capital estrangeiro pode estar apoiando mais um dia de alta.

Agentes financeiros também estão monitorando as discussões em relação ao salário mínimo de 2023, principalmente especulações sobre o valor ficar acima de 1.302 reais. Em relação ao tema, Lula defendeu que salário mínimo aumente de acordo com o crescimento da economia

O presidente também assinou nesta quarta-feira um despacho determinando que os Ministérios do Trabalho e da Previdência, entre outros, apresentem em 45 dias uma proposta para uma política de valorização do salário mínimo.

No exterior, Wall Street abriu no azul, mas encerrou a quarta-feira no vermelho, diante de uma bateria de dados econômicos, bem como declarações de integrantes do Federal Reserve. O S&P 500 caiu 1,56%, o que também pesou no pregão brasileiro, ajudando a tirar o Ibovespa da máxima.

DESTAQUES

- VALE ON avançou 1,31%, a 93,34 reais, conforme contratos futuros de minério de ferro subiram nesta quarta-feira após algumas sessões em queda, quando investidores permaneceram à margem com a decisão do planejador estatal da China de reprimir a especulação excessiva do mercado. Analistas do Bradesco BBI reiteraram recomendação "outperform" para Vale e aumentaram o preço-alvo da ação para 120 reais. Os ADRs tiveram o preço-alvo elevado para 23 dólares. No setor, CSN MINERAÇÃO ON subiu 4,41%.

- ITAÚ UNIBANCO PN valorizou-se 1,8%, a 26,57 reais, e BRADESCO PN fechou com elevação de 1,5%, a 14,85 reais, enquanto no setor BTG PACTUAL UNIT, que tem capturado atenção em razão do noticiário envolvendo a Americanas, uma vez que é um dos principais credores da companhia, subiu 2,21%, a 22,65 reais. A Justiça do Rio de Janeiro reverteu decisão que protegia a Americanas de ser cobrada pelo BTG sobre dívida com o banco, segundo documentos vistos pela Reuters.

- PETROBRAS PN caiu 1,76%, a 25,07reais, conforme os preços do petróleo no exterior também perderam o fôlego, com o Brent, referência usada pela companhia, fechando em baixa de 1%. A Petrobras divulgou na véspera, após o fechamento da bolsa, que bateu a sua meta de produção para 2022 com volume médio de 2,154 milhões de barris de petróleo por dia (bpd), embora o montante tenha ficado 2,6% abaixo do produzido no ano anterior. No setor, porém, PRIO ON ganhou 0,59% e 3R PETROLEUM ON fechou com elevação de 3,95%.

- AMERICANAS ON caiu 8,42%, a 1,74 reais, revertendo a alta da abertura, em meio a um ambiente ainda incerto sobre o destino da varejista após anúncio de inconsistências contábeis, o que pode resultar em pedido de recuperação judicial pela companhia. A ação acumula queda de 85,5% desde o anúncio dos problemas. Um dos focos de atenção está na negociação da Americanas com bancos credores e detentores de bônus. Nesta quarta-feira, a Justiça do Rio reverteu decisão que protegia Americanas contra o BTG. No setor, MAGAZINE LUIZA ON cedeu 6,07% e VIA ON perdeu 6,67%.

- CYRELA ON avançou 2,56%, a 14,4 reais, após a construtora reportar na véspera, após o fechamento da bolsa, que suas vendas líquidas contratadas no quarto trimestre somaram 2,69 bilhões de reais, montante 70,9% superior ao registrado na mesma etapa de 2021. Analistas do Goldman Sachs avaliaram que a prévia operacional pode ser um catalisador para as ações, uma vez que tiveram um desempenho melhor do que o esperado. A alta foi generalizada no segmento, com o índice do setor imobiliário subindo0,86%. Fora do Ibovespa, TENDA ON saltou 17,01%.

- ECORODOVIAS ON ganhou 5,02%, a 4,6 reais. Novaes, da Terra, disse que não estava claro o que motivou a alta, mas chamou a atenção para declarações do ministro dos Transportes, Renan Calheiros Filho, indicando que o governo mantém o plano de concessões de rodovias, como a BR-381 em Minas Gerais, Estado em que a empresa possui presença, podem estar beneficiando as ações.

- XP INC, que é negociada em Nova York, fechou em alta de 0,74%, a 16,3 dólares. Na véspera, a plataforma de investimentos divulgou que a entrada líquida de recursos no quarto trimestre caiu 36% sobre um ano antes, para 31 bilhões de reais, enquanto a base de clientes ativos cresceu 14%, para 3,9 milhões. Os ativos dos clientes totalizaram 946 bilhões de reais no fim de 2022, alta de 16% no ano.