Alemanha deve evitar por pouco recessão em 2023, mostra previsão do governo
BERLIM (Reuters) - O governo alemão revisou suas previsões econômicas para cima e a maior economia da Europa agora deve evitar uma recessão neste ano, à medida que a inflação diminui, de acordo com relatório econômico anual publicado nesta quarta-feira.
Segundo o relatório, o Produto Interno Bruto deve crescer 0,2% este ano, contra previsão anterior de um declínio de 0,4%.
A inflação é estimada em 6% em 2023, abaixo da previsão anterior de 7%, já que os preços da energia diminuem após o choque inicial da crise energética desencadeada pela guerra da Ucrânia.
"Não há sinais de uma recessão significativa, que muitos observadores há muito consideram inevitável", disse o ministro da Economia, Robert Habeck, no relatório.
"O fornecimento de energia permanece seguro e estável", disse ele. Mas a tarefa agora é se tornar ainda mais energeticamente independente, disse ele.
Nesta quarta-feira, o índice de clima de negócios do instituto Ifo mostrou que a confiança empresarial melhorou em janeiro. O índice subiu a 90,2, em linha com a expectativa em pesquisa da Reuters, de 88,6 em dezembro.
(Reportagem de Christian Kraemer)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.