Diesel e etanol caem nos postos pela 3ª semana; gasolina fica estável, diz ANP
RIO DE JANEIRO (Reuters) - Os preços médios de etanol e diesel caíram pela terceira semana consecutiva nos postos de combustíveis, enquanto o da gasolina ficou praticamente estável, apontaram dados de uma pesquisa da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgados nesta sexta-feira.
A gasolina comum foi comercializada em média a 4,97 reais o litro na semana, quase estável ante 4,98 reais na semana anterior, segundo os dados da ANP. Já o etanol, seu concorrente nas bombas, foi vendido a 3,78 reais o litro, queda de 1,8% ante 3,85 reais na semana anterior.
O diesel S10 (com menor teor de enxofre), por sua vez, registrou média de 6,38 reais o litro na semana passada, queda de 0,7% contra 6,43 reais uma semana antes.
Nesta semanda, a Petrobras subiu em 7,5% os preços de venda da gasolina a distribuidoras a partir de quarta-feira, na primeira alta do combustível em cerca de seis meses, após a cotação do petróleo e o comportamento do câmbio terem elevado a defasagem dos preços internos frente aos internacionais.
O repasse dos ajustes da Petrobras nas refinarias aos consumidores finais nos postos não é imediato e depende de uma série de questões como margens de distribuição e revenda, adição de biocombustíveis e impostos.
DIESEL EM JANEIRO
O Índice de Preços Ticket Log (IPTL) apontou quedas nos preços do diesel nos postos brasileiros referente ao período de 1º a 27 de janeiro, conforme levantamento divulgado nesta sexta-feira pela marca de gestão de frotas e soluções de mobilidade da Edenred Brasil.
Segundo a análise, a redução foi de 0,96% para o diesel tipo comum, que fechou a 6,77 reais o litro, e de 1,14% para o S-10, comercializado a 6,87 reais, se comparado ao mês de dezembro.
“O movimento de queda no valor do diesel, que teve início em dezembro, se manteve no primeiro mês do ano. No entanto, quando comparamos com os preços registrados em janeiro de 2022, o valor médio está 17% mais elevado para o diesel comum e 18% para o S-10”, disse em nota o diretor-geral de Mobilidade da Edenred Brasil, Douglas Pina.
O IPTL é um índice de preços de combustíveis levantado com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos credenciados da Ticket Log.
(Por Marta Nogueira e Nayara Figueiredo)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.