IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Air France-KLM vê reservas robustas após 4º tri melhor do que esperado

17/02/2023 09h44

Por Joanna Plucinska

LONDRES (Reuters) - A Air France-KLM disse nesta sexta-feira que suas reservas para 2023 estão quase de volta aos níveis pré-pandemia e anunciou lucro operacional melhor do que o esperado para o quarto trimestre do ano passado.

As ações da companhia aérea subiram mais de 6% no início do pregão, atingindo o nível mais alto desde junho.

A companhia aérea teve recorde de receita no quarto trimestre, 7,1 bilhões de euros, um aumento de quase 50% em relação ao ano anterior.

O lucro operacional, porém, caiu 45%, para 134 milhões de euros, devido a custos mais altos, incluindo combustível, mas superou as estimativas de analistas.

A Air France também perdeu 170 milhões de euros em receita no ano passado devido a interrupções de voos em Schiphol, em Amsterdã, depois que o aeroporto restringiu a capacidade no ano passado devido à falta de pessoal.

“Estou muito feliz por podermos dizer agora que o quarto trimestre de 2022 terminou melhor do que terminamos no quarto trimestre de 2019”, disse o diretor financeiro, Steven Zaat.

A empresa disse que está a caminho de pagar totalmente o auxílio estatal francês até abril, reportando uma dívida líquida de 6,3 bilhões de euros, queda de 1,9 bilhão em relação ao ano anterior.

O presidente-executivo da Air France-KLM, Ben Smith, também alertou que as companhias aéreas europeias terão que enfrentar as chinesas, que ainda podem voar sobre o espaço aéreo russo.

"Entre Paris e Seul, isso pode adicionar até três horas de voo", disse Smith ao Financial Times. "Se você tem uma companhia aérea chinesa voando sobre a Rússia, ela têm uma vantagem injusta sobre nós."