IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Preços de importados nos EUA registram 7ª queda mensal consecutiva em janeiro

17/02/2023 11h16

WASHINGTON (Reuters) - Os preços de importados nos Estados Unidos caíram pelo sétimo mês consecutivo em janeiro, em meio à queda nos custos dos produtos energéticos, levando ao menor aumento anual na inflação de importados desde o final de 2020, mostraram dados do governo nesta sexta-feira.

Os preços de importação caíram 0,2% no mês passado, após recuarem 0,1% em dezembro, informou o Departamento do Trabalho. Economistas consultados pela Reuters previam que os preços de importados, que excluem tarifas, cairiam 0,2%. Nos 12 meses até janeiro, os preços dos importados aumentaram 0,8%. Esse foi o menor avanço desde dezembro de 2020 e seguiu um aumento de 3,0% em dezembro.

Os preços dos combustíveis importados caíram 4,9%, após queda de 4,4% em dezembro. Os preços do petróleo caíram 4,5%. O custo dos alimentos importados subiu 1,3%. Excluindo combustíveis e alimentos, os preços dos importados subiram 0,2%. Esse chamado núcleo dos preços de importação aumentaram 0,4% em dezembro.

Dados desta semana mostraram uma aceleração nos preços mensais ao consumidor e ao produtor em janeiro, fomentando temores do mercado financeiro de que o Federal Reserve possa manter sua campanha de aumento de juros durante o verão (no Hemisfério Norte).

O Fed elevou sua taxa de juros em 450 pontos-base desde março passado, de quase zero para uma faixa de 4,50% a 4,75%, com a maior parte dos aumentos entre maio e dezembro. Embora duas altas adicionais de 25 pontos-base sejam esperadas em março e maio, os mercados financeiros estão apostando em outra elevação em junho.

(Reportagem de Lucia Mutikani)