IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Waller e Bowman não apoiaram escolha do novo presidente do Fed de Chicago, diz reportagem

17/02/2023 16h39

(Reuters) - O novo presidente do Federal Reserve (Fed) de Chicago, Austan Goolsbee, antigo assessor do ex-presidente norte-americano Barack Obama, conseguiu o cargo sem o apoio de dois dos sete diretores da instituição, sugerindo alguma cautela em relação a sua escolha, informou a Bloomberg News nesta sexta-feira.

Os diretores do Fed Christopher Waller e Michelle Bowman, ambos nomeados pelo ex-presidente Donald Trump, se abstiveram da votação sobre a contratação de Goolsbee, disse a Bloomberg News, citando um registro da votação obtido por meio de uma solicitação de documentos públicos.

O chair do Fed, Jerome Powell, nomeado para seu primeiro mandato por Obama e para seu segundo mandato por Trump, apoiou a escolha, assim como os outros diretores.

Os presidentes regionais do Fed são escolhidos por seus próprios conselhos locais e não pelo presidente dos Estados Unidos, mas a escolha está sujeita à aprovação dos diretores do banco central norte-americano, e os candidatos geralmente se reúnem com os membros da diretoria antes de sua votação.

Goolsbee começou no novo cargo em dezembro. O Wall Street Journal informou no início desta semana que o presidente Joe Biden o está considerando para suceder a vice-chair do Fed, Lael Brainard, que deixará o banco central norte-americano na próxima semana para começar em um cargo na Casa Branca.

(Por Ann Saphir)