IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Perspectivas para economia alemã têm leve melhora, diz Bundesbank

20/02/2023 10h34

FRANKFURT (Reuters) - As perspectivas econômicas da Alemanha estão melhorando após um quarto trimestre inesperadamente resiliente, com a inflação também deixando seu pico para trás, mesmo que o crescimento dos preços subjacentes leve mais tempo para diminuir, disse o Bundesbank nesta segunda-feira.

A economia alemã contraiu-se 0,2%, uma retração menor que a esperada no quarto trimestre, ajudada por um inverno ameno, preços de energia mais baixos, confiança empresarial surpreendentemente resiliente e gastos dinâmicos do consumidor.

"As perspectivas a curto prazo também são mais favoráveis no momento do que há apenas alguns meses" disse o banco central alemão em um relatório econômico mensal.

A maior economia da Europa também foi apoiada por um mercado de trabalho forte e pela melhoria das condições globais, o que poderia salvar a zona do euro de 20 nações de uma recessão.

"Na virada do ano, o sentimento entre empresários e consumidores do mundo inteiro melhorou ligeiramente, com os temores recessivos recuando um pouco", disse o Bundesbank.

"Isto deve ter sido ajudado pela distinta atenuação da crise energética européia."

O banco central acrescentou que os salários estão agora crescendo rapidamente, causando uma segunda onda de pressões inflacionárias que retardarão a desinflação geral.

"Eles ajudarão a garantir que a inflação permaneça bem acima da meta de médio prazo de 2% para a zona do euro por um longo período de tempo", acrescentou ele.

(Reportagem de Balazs Koranyi)