IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ações caem afetadas por preocupações com aumento de juros

21/02/2023 15h31

Por Shreyashi Sanyal e Bansari Mayur Kamdar

(Reuters) - As ações europeias caíram nesta terça-feira depois que dados econômicos fortes alimentaram expectativas de taxas de juros mais altas, enquanto o HSBC, listado em Londres, teve um rali devido a um aumento de lucro trimestral.

O índice STOXX 600 que representa todo o continente caiu 0,2% depois que dados mostraram que a atividade econômica francesa e alemã voltaram ao território de crescimento, enquanto os números dinâmicos de serviços da zona do euro indicaram que uma recuperação na atividade empresarial ganhou força.

O índice de tecnologia sensível à taxa caiu 1,5%.

Os rendimentos dos títulos de curto prazo da zona do euro subiram para seus níveis mais altos em mais de uma década, acompanhando um salto em seus pares dos EUA, uma vez que a atividade empresarial na maior economia do mundo se recuperou inesperadamente em fevereiro.

"As leituras de inflação caíram, mas há sinais de que o núcleo da inflação e a inflação de serviços estão se mostrando persistentes", disse o diretor de investimentos da AJ Bell, Russ Mould.

O Goldman Sachs disse que espera que o Banco Central Europeu aumente as taxas de juros três vezes este ano, elevando a taxa terminal para 3,5%, ante 3,25% estimado anteriormente.

Os investidores agora estão se concentrando na divulgação das atas da última reunião do Federal Reserve na quarta-feira, que ocorrerá com dados de inflação dos EUA mais quentes do que o esperado, somados às preocupações de que aumentos agressivos de juros ainda não tenham esfriado os preços a contento do banco central.

"Desde a última reunião do FOMC, tivemos alguns números bastante fortes saindo dos EUA e isso já está levantando preocupações sobre se a inflação está se mostrando mais rígida", disse Stuart Cole, economista-chefe da Equiti Capital.

As ações do HSBC, o maior banco da Europa, subiram 4,3% depois de registrar um aumento de 92% no lucro trimestral e prometer mais dividendos regulares e recompras de ações.

O índice bancário subiu 0,8% para atingir brevemente seu nível mais alto desde julho de 2018.

As ações da Engie subiram 4,8% depois de relatar um forte aumento no lucro para 2022, devido aos preços mais altos do gás natural e da energia após a invasão russa da Ucrânia.

A Engie elevou o índice europeu do setor de serviços públicos em 0,7% e foi o maior ganhador do dia.

As ações europeias tiveram um salto recente, com o STOXX 600 subindo mais de 9,2% devido às melhores condições climáticas, uma melhora nas perspectivas econômicas e um impulso da reabertura da China.

(Reportagem de Shreyashi Sanyal e Bansari Mayur Kamdar em Bengaluru)