IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Wall St sobe com investidores no aguardo da ata do Fed

22/02/2023 11h41

Por Johann M Cherian

(Reuters) - Os principais índices de Wall Street subiam nesta quarta-feira, um dia após seu pior desempenho do ano, enquanto os investidores aguardam a ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve, em busca de novas pistas sobre a trajetória dos juros.

As ações dos Estados Unidos caíram mais de 2% na terça-feira, depois que uma recuperação na atividade empresarial dos Estados Unidos em fevereiro alimentou temores de que os juros permaneçam altos por mais tempo.

A ata da reunião do Fed de 31 de janeiro a 1° de fevereiro, que será divulgada às 16h (horário de Brasília), deve detalhar a amplitude do debate no banco central norte-americano sobre a trajetória de aumento dos juros.

O presidente do Fed de St. Louis, James Bullard, disse que o banco central precisa levar a inflação para sua meta de 2% este ano para evitar uma repetição da década de 1970, quando os juros tiveram que ser repetidamente aumentados.

Após um tombo do mercado em 2022, os três principais índices de Wall Street registraram ganhos mensais em janeiro, já que os investidores esperavam que o Fed interrompesse seus aumentos de juros e talvez realizasse cortes até o final do ano.

No entanto, as ações tiveram uma trajetória volátil em fevereiro, já que os operadores precificaram juros mais altos por mais tempo, considerando que a inflação permanece elevada diante de uma economia robusta.

Às 13:22 (de Brasília), o índice S&P 500 operava estável, a 3.997,49 pontos, enquanto o Dow Jones subia 0,08%, a 33.157,16 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite avançava 0,17%, a 11.511,81 pontos.

Analistas consultados em pesquisa da Reuters esperam que o índice S&P 500 suba 5% até o final do ano, mas juros altos e a inflação alta levaram muitos estrategistas a prever uma correção nos próximos três meses.

(Reportagem de Johann M Cherian e Medha Singh em Bengaluru)