IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dados de inflação alimentam temores sobre Fed e pressionam Wall Street

24/02/2023 11h47

(Reuters) - Os principais índices de Wall Street recuavam nesta sexta-feira, após uma aumento nos gastos do consumidor e na inflação dos Estados Unidos em janeiro corroborar temores de que o Federal Reserve manterá sua postura agressiva na política monetária por mais tempo.

O índice de preços de despesas de consumo pessoal (PCE), o indicador de inflação preferido do Fed, subiu 0,6% no mês passado, após alta de 0,2% em dezembro. Nos 12 meses até janeiro, o índice PCE acelerou 5,4%, após alta de 5,3% em dezembro.

Os gastos do consumidor, que representam mais de dois terços da atividade econômica dos EUA, aumentaram 1,8% no mês passado, informou o Departamento de Comércio. Economistas consultados pela Reuters previam crescimento de 1,3%.

Os três principais índices dos EUA estão a caminho de perdas semanais, apesar de uma recuperação modesta na quinta-feira, com o índice Dow Jones em direção da quarta semana consecutiva de perdas.

Após um janeiro forte, os mercados de ações recuaram neste mês, com uma série de dados econômicos alimentando as preocupações de que o banco central norte-americano possa ter que manter os juros mais altos por mais tempo em meio a sinais de inflação persistente e um mercado de trabalho resiliente.

Operadores de futuros vinculados à taxa de juros do Fed aumentaram as apostas de que a autoridade monetária elevará os juros pelo menos mais três vezes este ano, com a taxa terminal observada na faixa de 5,25% a 5,5% em junho.

Às 12:53 (de Brasília), o índice S&P 500 perdia 1,70%, a 3.944,10 pontos, enquanto o Dow Jones caía 1,49%, a 32.661,45 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite recuava 2,17%, a 11.339,12 pontos.

(Reportagem de Johann M Cherian e Sruthi Shankar em Bengaluru)