IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Banco chinês diz que presidente desaparecido está cooperando com autoridades chinesas em investigação

26/02/2023 15h35

PEQUIM (Reuters) - O banco China Renaissance Holdings disse em um comunicado público neste domingo que seu presidente desaparecido e principal executivo, Bao Fan, está atualmente cooperando com as autoridades chinesas em uma investigação.

Esta é a primeira vez que o banco boutique com sede na China fala abertamente sobre o desaparecimento de seu fundador - que foi dado como tal há 10 dias - embora nenhum detalhe sobre a investigação tenha sido compartilhado.

"O Conselho gostaria de reiterar que os negócios e as operações do grupo continuam normalmente", disse o banco no fato relevante.

A Reuters informou anteriormente, citando fontes, que as autoridades levaram Bao para depor no início deste mês para ajudar na investigação de um ex-colega, Cong Lin, ex-presidente da empresa.

As ações da empresa caíram na semana passada depois que o banco revelou em um comunicado público que não conseguiu entrar em contato com Bao.

O desaparecimento do executivo é o mais recente de uma série de casos de executivos chineses de alto escalão que desapareceram sem muitas explicações durante uma ampla campanha anticorrupção liderada pelo presidente Xi Jinping.

(Reportagem de Eduardo Baptista)