IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ações europeias tem início de semana forte após maior queda semanal do ano

27/02/2023 15h02

Por Shreyashi Sanyal e Bansari Mayur Kamdar

(Reuters) - O índice europeu STOXX 600 subiu nesta segunda-feira, apoiado por ganhos em todos os principais setores, recuperando-se de sua maior queda semanal de 2023 devido aos temores de mais aumentos nas taxas de juros nos Estados Unidos e na zona do euro.

O índice de blue chips subiu 1,1%. O STOXX 600 havia perdido 1,4% na semana passada, depois que dados de inflação dos EUA mais altos do que o esperado fomentaram as apostas de que o Federal Reserve continuará elevando os juros.

Elevando o otimismo, o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, fechou um novo acordo com a União Europeia sobre as regras comerciais pós-Brexit para a Irlanda do Norte. Ele disse que abrirá caminho para um novo capítulo no relacionamento de Londres com o bloco.

Uma libra mais firme após o anúncio de Sunak, no entanto, pesou no FTSE 100 do Reino Unido , com o índice, que tem grande peso de exportadores, ficando atrás dos pares regionais.

Todos os principais índices setoriais da zona do euro encerraram a sessão em alta, com ganhos de 1,4% a 1,8% em setores vistos como mais arriscados pelo mercado, incluindo petróleo e gás , tecnologia e automóveis e peças de automóveis .

As pressões sobre os preços na zona do euro mostraram sinais de redução recentemente, mas o Banco Central Europeu ainda deve aumentar os juros em março devido a temores de que a inflação possa ser mais rígida do que os mercados esperavam.

No entanto, o STOXX 600 superou o índice S&P 500 até agora este ano, impulsionado por dados recentes mostrando uma melhora nas perspectivas econômicas e pela reabertura da China.

(Reportagem de Shreyashi Sanyal, Johann M Cherian e Bansari Mayur Kamdar em Bengaluru)