Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Reguladores bancários fecham Silicon Valley Bank, focado em empresas de tecnologia

Funcionários do lado de fora da sede fechada do Silicon Valley Bank em Santa Clara, Califórnia. O banco foi fechado na manhã de sexta-feira por entes reguladores da Califórnia - Justin Sullivan/Getty Images via AFP
Funcionários do lado de fora da sede fechada do Silicon Valley Bank em Santa Clara, Califórnia. O banco foi fechado na manhã de sexta-feira por entes reguladores da Califórnia Imagem: Justin Sullivan/Getty Images via AFP

David French, Echo Wang, Alun John, Niket Nishant, Emma-Victoria Farr, Pete Schroeder, Jo Mason, Marc Jones, Iain Withers e Yoruk Bahceli

10/03/2023 14h31Atualizada em 10/03/2023 15h06

Reguladores bancários da Califórnia fecharam nesta sexta-feira o Silicon Valley Bank (SVB) Financial Group, colocando o banco com foco em empresas de tecnologia em recuperação judicial e liquidando seus ativos, em um movimento rápido para proteger os correntistas e buscando conter preocupações que pressionaram bancos.

O regulador nomeou a Federal Deposit Insurance Corporation, responsável pela garantia de depósitos bancários, como o administrador da recuperação, de acordo com um comunicado.

As ações do SVB tiveram as negociações suspensas nesta sexta-feira após caírem até 66% nas negociações pré-mercado.

O SVB não estava imediatamente disponível para comentar.

Mais cedo, o SVB disse que estava tendo uma série de conversas que ainda para definir os próximos passos da empresa, segundo memorando aos funcionários na manhã de sexta-feira visto pela Reuters.

"Solicitamos que todos os funcionários trabalhem em casa hoje e até novo aviso, exceto funcionários essenciais e filiais. Mais informações serão comunicadas assim que estiverem disponíveis."

A secretária do Tesouro, Janet Yellen, disse aos parlamentares no Capitólio nesta sexta-feira que o departamento estava ciente dos desenvolvimentos recentes e estava monitorando a situação, chamando de "uma questão preocupante" quando os bancos sofrem perdas, segundo a CNBC.

Os reguladores norte-americanos foram vistos chegando aos escritórios do banco na Califórnia nesta sexta-feira, informou a Bloomberg News.