IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

De Guindos, do BCE, alerta para riscos amplos no setor financeiro

01/04/2023 13h37

CERNOBBIO, Itália (Reuters) - O Banco Central Europeu (BCE) está monitorando riscos amplos em todo o setor financeiro e agirá para preservar a estabilidade na zona do euro, disse o vice-presidente do BCE, Luis de Guindos, em discurso neste sábado.

De Guindos procurou acalmar o nervosismo quanto ao setor bancário na zona de moeda única, dizendo que os bancos têm fortes posições de capital e liquidez, mas alertou sobre perigos mais amplos em outras partes do sistema.

"...em nossa opinião, as vulnerabilidades no sistema financeiro prevalecem no setor financeiro não bancário, que cresceu rapidamente e aumentou a tomada de riscos durante o ambiente de juros baixos", disse De Guindos no fórum empresarial Ambrosetti no norte da Itália.

Ele disse que reformas para lidar com essas vulnerabilidades são essenciais.

“Deve ser dada prioridade a políticas que ajudem a criar resiliência no setor, como reduzir a incompatibilidade de liquidez, mitigar o risco de alavancagem e melhorar a preparação de liquidez em uma ampla gama de instituições”, disse ele.

O BCE tem aumentado as taxas de juros para tentar conter o aumento da inflação, mas há preocupações de que esses custos de empréstimos mais altos estejam alimentando a turbulência nos mercados financeiros.

(Reportagem de Giancarlo Navach)