Yellen diz que não está disposta a permitir desenvolvimento de corridas bancárias contagiosas
NEW HAVEN, Connecticut, 3 de abril (Reuters) - A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse nesta segunda-feira que as saídas de depósitos de bancos pequenos e médios estão diminuindo, mas que ela está observando a situação de perto e "não está disposta a permitir o desenvolvimento de fugas contagiosas" no sistema bancário dos EUA.
Yellen disse a jornalistas, após um evento na Universidade de Yale, que a confiança no sistema bancário foi fortalecida por ações tomadas pelo Tesouro, pelo Federal Reserve e pelo FDIC, a agência norte-americana encarregada de garantias a depósitos, após as falências do Silicon Valley Bank (SVB) e do Signature Bank.
"Minha leitura é que as saídas de bancos menores e médios estão diminuindo, e as coisas estão se estabilizando, mas é uma situação que estamos observando de perto", disse Yellen.
Questionada sobre se o Conselho de Supervisão da Estabilidade Financeira, o órgão multirregulador encarregado de conter os riscos sistêmicos, demorou tempo demais avaliando os riscos das mudanças climáticas e deixou de lado os problemas que levaram às falências do SVB e do Signature, Yellen discordou, dizendo que o órgão estuda todos os riscos financeiros potenciais.
"Nós nos concentramos em uma série de questões, incluindo riscos financeiros, e não colocamos todo o nosso foco nos riscos climáticos", disse ela, acrescentando que o órgão também identificou incompatibilidades nas taxas de juros como um risco potencial.
"Não acho que haja um problema fundamental com o sistema bancário", acrescentou.
(Reportagem de David Lawder)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.