IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

Yellen diz que não está disposta a permitir desenvolvimento de corridas bancárias contagiosas

03/04/2023 20h06

NEW HAVEN, Connecticut, 3 de abril (Reuters) - A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse nesta segunda-feira que as saídas de depósitos de bancos pequenos e médios estão diminuindo, mas que ela está observando a situação de perto e "não está disposta a permitir o desenvolvimento de fugas contagiosas" no sistema bancário dos EUA. 

Yellen disse a jornalistas, após um evento na Universidade de Yale, que a confiança no sistema bancário foi fortalecida por ações tomadas pelo Tesouro, pelo Federal Reserve e pelo FDIC, a agência norte-americana encarregada de garantias a depósitos, após as falências do Silicon Valley Bank (SVB) e do Signature Bank.

"Minha leitura é que as saídas de bancos menores e médios estão diminuindo, e as coisas estão se estabilizando, mas é uma situação que estamos observando de perto", disse Yellen.

Questionada sobre se o Conselho de Supervisão da Estabilidade Financeira, o órgão multirregulador encarregado de conter os riscos sistêmicos, demorou tempo demais avaliando os riscos das mudanças climáticas e deixou de lado os problemas que levaram às falências do SVB e do Signature, Yellen discordou, dizendo que o órgão estuda todos os riscos financeiros potenciais.

"Nós nos concentramos em uma série de questões, incluindo riscos financeiros, e não colocamos todo o nosso foco nos riscos climáticos", disse ela, acrescentando que o órgão também identificou incompatibilidades nas taxas de juros como um risco potencial.

"Não acho que haja um problema fundamental com o sistema bancário", acrescentou.

(Reportagem de David Lawder)