IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

Ministros do comércio do G7 realizam 1ª reunião do ano em meio à tensão comercial global

04/04/2023 14h50

TÓQUIO (Reuters) - Os ministros do Comércio dos países do G7 realizaram sua primeira reunião do ano via teleconferência nesta terça-feira para discutir controles de exportação e segurança econômica.

"Reafirmamos que os controles de exportação são uma ferramenta fundamental para enfrentar os desafios apresentados pelo desvio de tecnologia crítica para aplicações militares, bem como para outras atividades que ameaçam a segurança global, regional e nacional", disse um comunicado divulgado após a reunião.

A reunião ocorreu dias depois que o Japão disse que irá restringir as exportações de certos equipamentos de fabricação de semicondutores, alinhando seus controles comerciais com as restrições à tecnologia de fabricação de chips dos EUA, destinadas a desacelerar os avanços tecnológicos e militares da China.

Os países do G7 disseram que ampliarão seu contato com parceiros fora do grupo para aumentar a resiliência da cadeia de suprimentos e expressaram preocupação com a coerção econômica “que interfere nas escolhas legítimas de outro governo”, sem nomear países específicos.

Os ministros do Comércio do G7, formado por Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá, vão se reunir no Japão em outubro.

(Reportagem de Sakura Murakami)