IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

BCE pode precisar elevar juros novamente em maio, diz Lane

06/04/2023 08h42

FRANKFURT (Reuters) - O Banco Central Europeu precisará elevar os juros novamente em maio se a inflação trilhar o caminho visto nas projeções econômicas do banco em março, disse o economista-chefe do BCE, Philip Lane, à Agência de Notícias do Chipre.

O BCE elevou os juros em 350 pontos-base combinados desde julho, mas não forneceu orientação específica para sua reunião de 4 de maio, argumentando que a turbulência no setor financeiro exige cautela adicional.

"Se a linha de base que desenvolvemos antes do estresse bancário se mantiver, será apropriado ter um novo aumento em maio", disse Lane, citado pela agência nesta quinta-feira.

"No entanto, precisamos ser dependentes de dados sobre a avaliação de se essa linha de base ainda será verdadeira no momento de nossa reunião de maio."

Os mercados precificavam uma alta de 25 pontos-base até o meio do ano, uma queda em relação ao mês anterior, quando o dobro de aumento eram esperados.

Repetindo amplamente sua posição, Lane argumentou que a decisão de maio dependerá das perspectivas de inflação, da avaliação do banco sobre a dinâmica dos preços subjacentes e da rapidez com que os aumentos anteriores dos juros estejam impactando a economia.

Embora as ações dos bancos tenham caído cerca de um décimo em relação ao mês passado, a volatilidade diminuiu e a inflação subjacente, um dos principais temores das autoridades, continua a acelerar, fortalecendo o argumento para um aumento de juros.

(Por Balazs Koranyi)