IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

Tesla corta preços nos EUA pela quinta vez desde janeiro

07/04/2023 09h48

Por Akriti Sharma e Abhirup Roy

(Reuters) - A Tesla cortou preços de alguns de seus veículos elétricos nos Estados Unidos entre 2% e quase 6%, mostrou seu site na quinta-feira, em um movimento de ampliação de descontos que analistas alertam que poderá prejudicar a lucratividade.

O quinto corte desse tipo no maior mercado da Tesla desde o início do ano ocorre quando os Estados Unidos se preparam para adotar padrões mais rígidos neste mês, que devem limitar os créditos fiscais para veículos elétricos.

A Tesla cortou os preços de ambas as versões de seu sedã Model 3 em 1.000 dólares e no crossover Model Y em 2.000 dólares, mostrou o site. Também reduziu os preços de ambas as versões de seus modelos mais caros, Modelo S e Modelo X, em 5.000 dólares.

A empresa disse que os padrões mais rígidos dos EUA reduziriam o crédito fiscal de 7.500 dólares disponível para seu Modelo 3 básico de tração traseira desde janeiro.

Alguns analistas que esperavam mais cortes de preços sinalizaram preocupação de que as margens de lucro líderes do setor da Tesla pudessem estar em risco.

Esta semana, a Tesla informou entregas de quase 423.000 veículos no primeiro trimestre, um aumento de apenas 4% em relação ao trimestre anterior, após cortes de preços nos Estados Unidos, China e outros mercados com o objetivo de estimular a demanda.

A Tesla estabeleceu uma meta de 1,8 milhão de entregas este ano.

A Tesla cortou o preço de seu Modelo 3 básico em 11% desde o início do ano, com uma redução de 20% em relação ao Modelo Y básico.

(Reportagem de Akriti Sharma em Bengaluru e Abhirup Roy em San Francisco)