IPCA
0,42 Mar.2024
Topo

Minério de ferro e carvão metalúrgico caem com demanda por aço aquém do esperado

10/04/2023 08h17

PEQUIM (Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro nas bolsas de Dalian e Cingapura tiveram negociação fraca nesta segunda-feira, influenciados por uma demanda por aço abaixo do esperado e maiores embarques de minério.

O contrato futuro de minério de ferro para setembro mais negociado na DCE caiu 1,83%, para uma mínima de duas semanas, a 777 iuanes a tonelada.

Na Bolsa de Cingapura, o minério de referência para maio caiu 0,56%, para 116,85 dólares a tonelada, o menor nível desde 23 de março.

Já os futuros do carvão metalúrgico da China caíram quase 4% nesta segunda-feira, para mínimas de cinco meses, depois de as siderúrgicas buscarem preços mais baixos pela segunda vez neste mês, exacerbando o sentimento pessimista no frágil mercado ferroso.

As siderúrgicas da cidade de Tangshan, no norte da China, planejam reduzir o preço de compra do coque entre 50 iuanes (7,27 dólares) e 100 iuanes a tonelada a partir de 10 de abril, disseram analistas da consultoria Mysteel. Isso segue uma redução de 100 iuanes nos preços do coque na semana passada.

A proposta de preço deve ser seguida pelas usinas de outras localidades, acrescentaram.

O contrato futuro de carvão metalúrgico mais negociado na Dalian Commodity Exchange (DCE) encerrou as negociações diurnas de segunda-feira com queda de 3,66%, a 1.696,5 iuanes a tonelada.

O coque recuou 1,93%, para 2.490,5 iuanes a tonelada, também uma mínima de cinco meses.

A oferta abundante e a demanda moderada colocaram os mercados de carvão metalúrgico e coque sob pressão.

"Os fundamentos do mercado (de carvão metalúrgico e coque) estão muito fracos, e os preços vinham sendo sustentados pela expectativa de uma recuperação na demanda por aço", disse um analista do mercado de ferrosos de uma empresa de valores mobiliários com sede em Xangai, que pediu para não ser identificado por não estar autorizado a falar com a imprensa.

"Quando a demanda real (por aço) deu sinais de ser mais fraca do que o esperado, não é surpresa ver a queda dos preços", acrescentou.

(Por Amy Lv e Dominique Patton em Pequim)