IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

Wall Street cai por preocupação com alta de juros após dados de emprego nos EUA

10/04/2023 11h05

Por Sruthi Shankar e Ankika Biswas

(Reuters) - Os índices de ações dos EUA caíam nesta segunda-feira devido às crescentes preocupações de que o Federal Reserve continuará a aumentar a taxa de juros depois que dados de empregos de sexta-feira apontaram para um mercado de trabalho resiliente.

O Nasdaq liderava as perdas entre os principais índices após o fim de semana prolongado, com ações de crescimento como Apple , Amazon.com e Microsoft recuando entre 1,7% e 2,1%.

Os empregadores dos EUA mantiveram um forte ritmo de contratações em março, mostraram dados na sexta-feira, reduzindo a taxa de desemprego para 3,5% e aumentando as chances de o Fed elevar os juros mais uma vez no próximo mês.

"Os investidores continuam muito otimistas de que os aumentos (dos juros) chegarão ao fim, mas os dados dos quais o Fed é tão dependente parecem deixar espaço para um aumento de pelo menos 25 pontos-base mais uma vez", disse Rick Meckler, sócio da na Cherry Lane Investments.

"É preciso dar um passo atrás e olhar para um quadro maior do que apenas essas batalhas de mercado semana a semana sobre os dados. Levará mais alguns meses para ver se a desaceleração econômica continua ou se os gastos do consumidor voltam e mais uma vez nos resgatam de uma verdadeira recessão."

Vários indicadores econômicos da semana passada inicialmente aumentaram as expectativas de uma pausa nos aumentos dos juros que castigam o mercado em meio à recente turbulência no setor bancário.

No entanto, as chances de um aumento de 25 pontos-base nos juros pelo Fed em maio aumentaram para mais de 65% após os dados de empregos de sexta-feira, de acordo com a ferramenta Fedwatch do CME Group, de 57% na semana passada.

O foco desta semana mudará para os números de preços ao consumidor e ao produtor dos EUA, ata da reunião do Fed de março e resultados trimestrais de grandes bancos dos EUA, incluindo JPMorgan Chase & Co. , Citigroup e Wells Fargo & Co .

Às 11:04 (de Brasília), o índice Dow Jones operava estável, a 33.486,35 pontos, enquanto o S&P 500 perdia 0,69%, a 4.076,86 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite recuava 1,24%, a 11.938,06 pontos.