IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

Conselho do Banco Mundial entrevistará indicado dos EUA no início de maio, dizem fontes

11/04/2023 15h07

Por Andrea Shalal

WASHINGTON (Reuters) - O conselho executivo do Banco Mundial conduzirá uma entrevista formal com Ajay Banga, o indicado dos Estados Unidos para suceder David Malpass como presidente do banco multilateral de desenvolvimento, no início de maio, disseram duas fontes familiarizadas com o assunto nesta terça-feira.

Malpass informou ao conselho nesta terça-feira que seu último dia no cargo será 1º de junho, disseram as fontes, falando sob condição de anonimato.

A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, que defendeu reformas no Banco Mundial para liberar fundos para ajudar os países em desenvolvimento a lidar com as mudanças climáticas, fragilidade e outras crises, disse à ministra das Finanças da Índia, Nirmala Sitharaman, nesta terça-feira, que ter a liderança certa no banco é fundamental.

Banga, ex-executivo-chefe da Mastercard, "tem as habilidades certas de liderança e gerenciamento, histórico e experiência financeira para liderar o Banco Mundial em um momento crítico de sua história", disse ela.

"Ele tem uma compreensão aguçada das oportunidades econômicas presentes nos países em desenvolvimento que serão muito úteis para ele se for selecionado", disse ela no início de uma reunião com Sitharaman.

O conselho executivo do Grupo Banco Mundial disse no mês passado que considerará apenas Banga como candidato à presidente do credor de desenvolvimento, já que nenhum outro candidato foi indicado.

(Por Andrea Shalal)