IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

Comitê da Petrobras vê impedimento para Efrain Cruz no Conselho

13/04/2023 20h31

SÃO PAULO (Reuters) - O Comitê de Pessoas da Petrobras (Cope) indicou impedimento para o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia (MME), Efrain Pereira da Cruz, assumir uma cadeira como conselheiro da Administração da companhia enquanto estiver no cargo do governo, informou a estatal nesta quinta-feira em ata de reunião realizada em 23 de março.

A medida confirma reportagem da Reuters publicada na última semana com base em fontes a par do assunto. De acordo com as fontes, a posição do Cope sobre Cruz já era de certa forma aguardada, depois que o secretário de Óleo e Gás do MME, Pietro Mendes, também não passou na avaliação do comitê.

Segundo a ata, Cruz poderia se tornar conselheiro da empresa desde que não estivesse na posição de titular de cargo em comissão na administração federal, direta ou indireta. Caso contrário, é configurado conflito de interesses.

"O exercício concomitante de suas atribuições enquanto Secretário Executivo do Ministério de Minas e Energia e Conselheiro de Administração da Petrobras seria capaz de atrair para si um permanente conflito de interesses, uma vez que os atos praticados pelo indicado no âmbito do referido órgão seriam capazes de influenciar materialmente as suas decisões enquanto Conselheiro de Administração da Petrobras", afirmou a companhia no documento.

Em contrapartida, a indicação de Eugênio Tiago Chagas Cordeiro para o conselho foi acatada pelo comitê sem restrições.

Em uma ata à parte, sobre reunião realizada em 28 de março, o comitê informou que o indicado pela União como suplente Evamar José dos Santos preeenche os requisitos necessários para o cargo de conselheiro de Administração da Petrobras.

(Reportagem de Nayara Figueiredo)