IPCA
0,42 Mar.2024
Topo

Estoques empresariais nos EUA têm alta moderada em fevereiro

14/04/2023 11h39

WASHINGTON (Reuters) - Os estoques empresariais nos Estados Unidos aumentaram moderadamente em fevereiro, sugerindo que o investimento em estoques pode afetar o crescimento econômico no primeiro trimestre.

Os estoques das empresas aumentaram 0,2%, após queda de 0,2% em janeiro, informou o Departamento de Comércio nesta sexta-feira. Economistas consultados pela Reuters esperavam que os estoques, um componente importante do Produto Interno Bruto, subissem 0,3%.

Os estoques aumentaram 9,1% em fevereiro na comparação anual. O acúmulo de estoques disparou no quarto trimestre, refletindo principalmente um acúmulo indesejado de bens, uma vez que o crescimento dos gastos do consumidor desacelerou por causa da taxa de juros mais alta.

Os estoques de varejo aumentaram 0,7%, em vez dos 0,8% estimados em um relatório publicado no mês passado. Eles permaneceram inalterados em janeiro.

Os estoques de veículos automotores aceleraram 1,6%, em vez dos 1,9% estimados no mês passado. Eles subiram 0,4% em janeiro. Os estoques de varejo excluindo automóveis, que entram no cálculo do PIB, subiram 0,3% em vez dos 0,4% estimados no mês passado.

Os estoques representaram cerca de metade da taxa de crescimento anualizada de 2,6% do PIB no quarto trimestre.

Os estoques no atacado aumentaram 0,1% em fevereiro, enquanto na manufatura tiveram queda de 0,1%.

(Reportagem de Lucia Mutikani)