IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

Produção manufatureira dos EUA cai em março

14/04/2023 10h55

WASHINGTON (Reuters) - A produção nas fábricas dos EUA caiu mais do que o esperado em março, mas registrou um ganho modesto no primeiro trimestre.

A produção manufatureira caiu 0,5% no mês passado, informou o Federal Reserve nesta sexta-feira. Os dados de janeiro foram revisados para cima para mostrar que aumento de 0,6%, em vez de alta de 0,1% conforme relatado anteriormente.

Economistas consultados pela Reuters previam que a produção cairia 0,1%. Na comparação anual, houve queda de 1,1% em março.

A produção manufatureira aumentou a uma taxa anualizada de 0,3% no primeiro trimestre, após cair a um ritmo de 3,1% no período de outubro a dezembro. O crescimento modesto da produção no último trimestre está em desacordo com as pesquisas que sugeriram que a manufatura estava em profunda recessão.

A manufatura, que responde por 11,3% da economia dos Estados Unidos, está lutando com as taxas de juros mais altas que afetam a demanda por bens, normalmente comprados a crédito.

Os gastos também estão mudando de bens para serviços. As empresas estão mantendo um estoque em excesso à medida que a demanda diminui, reduzindo o incentivo para fazer mais pedidos às fábricas.

A produção da mineração caiu 0,5%, após queda de 1,0% em fevereiro. A produção de serviços públicos aumentou 8,4%, após recuo de 0,7% no mês anterior.

A forte recuperação nos serviços públicos compensou as quedas na manufatura e na mineração, elevando a produção industrial geral em 0,4% no mês passado.

A produção industrial aumentou 0,2% em fevereiro, e cresceu a uma taxa de 0,2% no primeiro trimestre, após uma contração de 2,5% no quarto trimestre de 2022.

(Reportagem de Lucia Mutikani)