IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

Gol estima ter obtido lucro por ação no 1º tri

17/04/2023 09h18

SÃO PAULO (Reuters) - A companhia aérea Gol informou nesta segunda-feira previsões de resultados do primeiro trimestre, incluindo a expectativa de ter obtido lucro por ação de cerca de 0,60 real no período, segundo fato relevante divulgado ao mercado.

Um ano antes, segundo balanço publicado pela companhia, o lucro por ação da empresa havia sido de 6,58 reais, revertendo em parte resultado negativo de 7,11 reais sofrido no primeiro trimestre de 2021.

A Gol, que em março extinguiu 5,6 bilhões de reais em dívidas, por meio de uma reestruturação societária com o grupo Avianca, afirmou também que espera ter obtido uma margem de lucro antes de juros, impostos e depreciação (Ebitda) de cerca de 24% no primeiro trimestre. Um ano antes, a companhia obteve margem Ebitda de 16,8%.

O avanço do resultado operacional de janeiro a março deve-se em parte a um incremento na receita por passageiro. O indicador Prask, que mede a receita unitária de passageiros, foi 36% acima do desempenho obtido no mesmo período de 2022, segundo a companhia, que não citou números.

O Prask foi impulsionado "pela recuperação contínua na demanda de viagens de lazer combinada com um aumento em viagens internacionais", afirmou a Gol no relatório de previsões do primeiro trimestre.

A Gol afirmou ainda que estima uma alavancagem de 6,1 vezes ao final do primeiro trimestre, excluindo a emissão do título "Gol SSN", ocorrida por ocasião da reestruturação societária, com a liquidez ao final do trimestre sendo de 4,4 bilhões de reais ante 6,2 bilhões do final de 2022. Na ocasião, a empresa afirmou que a emissão dos títulos SSN 2028 alongou o prazo médio de dívidas com vencimentos de 2,5 anos para 4,4 anos, incrementando a liquidez.