IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

Lula diz não guardar rancor do Exército e defende convivência com contrários

19/04/2023 18h23

(Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira que, apesar de uma mágoa anterior com os militares, não tem mais rancor do Exército e destacou que a Força hoje não é mais do ex-presidente Jair Bolsonaro.

"Eu quero dizer para vocês que hoje foi dia do Exército brasileiro, e todo mundo sabe o quanto que eu andava magoado com os militares nesse país por conta de tudo que aconteceu", disse Lula, em discurso durante cerimônia de anúncio da recomposição orçamentária para as universidades e institutos federais, ao comentar que teve dúvidas se iria em outra cerimônia em homenagem ao Exército que ocorreu pela manhã, a qual acabou comparecendo.

"Eu fui para mostrar: eu não guardo rancor, esse Exército não é mais o Exército de Bolsonaro, é o Exército de Caxias, é o Exército brasileiro que tem função constitucional", acrescentou.

Lula disse ainda que para a construção do país é preciso conversar e conviver com os contrários.

"Para isso a gente tem que adquirir a arte de conversar, temos que adquirir a arte de ter paciência, conviver com os contrários, entender a contrariedade, para a gente poder construir esse país", disse.

(Reportagem de Patrícia Vilas Boas)