IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

BC do Japão pode realizar revisão sobre afrouxamento monetário no longo prazo, dizem fontes

24/04/2023 09h11

Por Leika Kihara

TÓQUIO (Reuters) - O Banco do Japão pode realizar uma revisão abrangente do impacto no longo prazo das medidas de afrouxamento monetário, uma ideia recentemente sinalizada pelo novo presidente do banco central, Kazuo Ueda, disseram três fontes familiarizadas com o assunto.

Mas há incerteza sobre quando e em que formato o banco central japonês poderá conduzir tal revisão, que será um tópico de discussão nas próximas reuniões de política monetária, disseram as fontes.

"Embora o momento seja incerto, é uma questão que provavelmente será discutida", disse uma das fontes, visão compartilhada por outras duas. As fontes pediram anonimato, pois não estão autorizadas a falar publicamente.

Qualquer revisão provavelmente não terá implicações imediatas em torno de medidas e, em vez disso, deve se concentrar em fatores estruturais, como lições extraídas da longa batalha do Banco do Japão contra a deflação, disseram as fontes.

O jornal Sankei informou no domingo que o banco central pode iniciar as discussões sobre a revisão já em sua próxima reunião, que termina na sexta-feira e será a primeira a ser presidida por Ueda.

Em sua coletiva de imprensa inaugural em 10 de abril, Ueda disse que poderia ser uma boa ideia conduzir uma revisão abrangente da política monetária do Banco do Japão desde sua prolongada batalha contra a deflação décadas atrás, embora acrescentando que é algo que ele precisa discutir com a diretoria de nove membros para chegar a uma decisão.

Na reunião desta semana, o banco central deve manter suas metas definidas sob sua política de controle da curva de rendimento (YCC), que orienta as taxas de curto prazo em -0,1% e o rendimento do título de 10 anos em torno de zero.

(Por Leika Kihara)