IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

Preços do petróleo fecham em alta com otimismo sobre demanda por combustível na China

24/04/2023 19h05

Por Laura Sanicola

(Reuters) - Os preços do petróleo subiram nesta segunda-feira, revertendo perdas com os investidores otimistas de que as viagens de férias na China aumentariam a demanda por combustível no maior importador de petróleo do mundo.

O petróleo Brent fechou em alta de 1,07 dólar, ou 1,3%, a 82,73 dólares o barril, enquanto o petróleo bruto dos EUA (WTI) subiu 0,89 dólar, ou 1,1%, a 78,76 dólares.

Na semana passada, ambos os contratos caíram mais de 5% em suas primeiras quedas semanais em cinco, já que a demanda implícita de gasolina nos EUA caiu em relação ao ano anterior.

A recuperação econômica acidentada da China após a pandemia da Covid-19 obscureceu as perspectivas de demanda por petróleo, embora os dados da alfândega chinesa na sexta-feira tenham mostrado volumes recordes de importações em março.

As reservas na China para viagens ao exterior durante o próximo feriado de 1º de maio apontam para uma recuperação contínua nas viagens para países asiáticos, mas os números permanecem longe dos níveis pré-pandemia, com tarifas aéreas de longa distância subindo e voos insuficientes disponíveis.

"Há muito otimismo em relação aos feriados chineses no que se refere à demanda por combustível de aviação, os primeiros números genuínos sobre a construção da demanda chinesa", disse Bob Yawger, diretor de futuros de energia da Mizuho.

O aperto na oferta devido a cortes adicionais de oferta planejados pelo grupo de produtores da Opep+ a partir de maio também pode elevar os preços.

"Os cortes de produção planejados pela aliança Opep+ e uma forte perspectiva de demanda da China podem dar um impulso aos preços nos próximos dias", disse o analista de petróleo independente Sugandha Sachdeva.

(Reportagem de Laura Sanicola; reportagem adicional de Noah Browning em Londres, Florence Tan em Cingapura e Mohi Narayan em Nova Délhi)