IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

Schnabel afirma que alta de 0,50 p.p. nos juros pelo BCE está sobre a mesa, diz site Politico

24/04/2023 15h05

FRANKFURT (Reuters) - O Banco Central Europeu (BCE) precisa continuar a aumentar as taxas de juros e um incremento de 0,50 ponto percentual em maio não está fora de questão, já que a inflação subjacente pode não chegar ao pico muito em breve, disse Isabel Schnabel, membro do conselho do BCE, ao site Politico.

"Está claro que mais aumentos de juros são necessários, mas o tamanho dos aumentos de juros vai depender dos próximos dados", disse Schnabel, segundo o Politico, nesta segunda-feira. "Dependência de dados significa que (uma alta de juros de) 0,50 ponto percentual não estão fora da mesa."

Schnabel disse que a inflação subjacente, que exclui os preços voláteis de alimentos e energia, mostra um impulso muito forte e não está claro se chegará ao pico "muito em breve".

"Precisamos ver um declínio sustentado no núcleo da inflação que nos dê confiança de que nossas medidas estão começando a funcionar", acrescentou Schnabel.

Entre os possíveis obstáculos para tal reversão, Schnabel destacou que o setor de serviços se recupera rapidamente e o crescimento salarial está em alta.

Schnabel, chefe de operações de mercado do BCE, também disse que a recente turbulência no setor bancário provavelmente levará a um maior aperto nas condições de financiamento e que os formuladores de política monetária precisam levar isso em consideração em suas decisões.

(Por Balazs Koranyi)