IPCA
0,42 Mar.2024
Topo

Dólar sobe ante real com exterior e audiência de Campos Neto no radar

25/04/2023 09h30

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar subia frente ao real nesta terça-feira, em linha com o avanço da divisa norte-americana no exterior e conforme investidores monitoram audiência do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em uma comissão do Senado.

Às 9:18 (horário de Brasília), o dólar à vista avançava 0,49%, a 5,0649 reais na venda. Na B3, o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 0,56%, a 5,0685 reais.

Essa alta estava em linha com a valorização de 0,30% do índice que compara a moeda norte-americana a uma cesta de seis pares fortes, depois que resultados corporativos decepcionantes nas principais economias reacenderam temores de recessão ou problemas financeiros mais graves.

"O mercado global mantém tom de cautela antes dos balanços das 'big techs' e repercute negativamente balanços de grandes bancos europeus", explicou o banco Inter em nota, citando ainda expectativa pela divulgação de dados econômicos dos Estados Unidos.

O destaque da semana, dizem operadores, será a publicação da leitura do índice de preços PCE, na sexta-feira. Antes disso, o mercado avaliará ainda os dados do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA no primeiro trimestre.

Segundo Guilherme Esquelbek, analista da Correparti Corretora, o mercado acompanha ainda a audiência de Campos Neto na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, em que deve prestar explicações sobre o patamar da taxa Selic, atualmente em 13,75%. O depoimento teve início oficial pouco depois das 9h.

Os juros elevados vêm sendo alvo constante de críticas do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem augurado uma crise de crédito e impactos negativos na atividade econômica. As tensões institucionais entre Executivo e BC são apontadas por investidores como fator que reduz o apetite por risco.

Na véspera, a moeda norte-americana à vista fechou em baixa de 0,39%, a 5,0403 reais na venda.