IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

Confiança do consumidor da Alemanha sobe com expectativas de renda, mostra GfK

26/04/2023 10h09

BERLIM (Reuters) - A confiança do consumidor alemão deve melhorar ainda mais em maio, com a moderação dos preços de energia e a expectativa de aumentos salariais ajudando a dissipar os temores iniciais das famílias sobre uma perda no poder de compra, mostrou uma pesquisa do instituto GfK nesta quarta-feira.

O índice de confiança do consumidor do instituto subiu para -25,7 para maio, ante -29,3 em abril, o sétimo aumento consecutivo e acima das expectativas de analistas consultados pela Reuters de uma leitura de -27,9.

A confiança está de volta ao caminho da recuperação após uma desaceleração no mês passado, mas "o valor ainda permanece abaixo do nível pré-pandemia de cerca de três anos atrás", disse o especialista em consumo do GfK, Rolf Buerkl.

"Em uma nota mais positiva, as expectativas de renda também aumentaram pelo sétimo mês consecutivo, retornando aos níveis pré-guerra da Ucrânia pela primeira vez", acrescentou Buerkl.

O subíndice de expectativas de renda subiu para -10,7, de -24,3 no mês anterior, registrando o valor mais alto desde fevereiro de 2022, e ocorre quando os trabalhadores pressionam por mais salários e melhores condições de trabalho para enfrentar os custos de vida mais altos por meio de greves.

A pesquisa foi realizada entre 30 de março e 11 de abril.

(Por Miranda Murray)