IPCA
0,42 Mar.2024
Topo

Encomendas de bens de capital dos EUA caem em março

26/04/2023 09h50

WASHINGTON (Reuters) - As novas encomendas de bens de capital fabricados nos Estados Unidos caíram mais do que o esperado em março, enquanto as remessas diminuíram, sugerindo que os gastos das empresas com equipamentos provavelmente foram um empecilho ao crescimento econômico no primeiro trimestre.

Os pedidos de bens de capital não relacionados à defesa, excluindo aeronaves, um indicador observado de perto para os planos de gastos das empresas, caíram 0,4% no mês passado, informou o Departamento de Comércio nesta quarta-feira.

Os dados de fevereiro foram revisados para mostrar queda de 0,7% dos pedidos, em vez do recuo de 0,1% relatado anteriormente. Economistas consultados pela Reuters que os pedidos iriam cair 0,1% em março.

Um aperto no crédito após a recente turbulência do mercado financeiro pode tornar o financiamento menos acessível para famílias e empresas, pressionando o investimento em equipamentos e, por extensão, na indústria manufatureira.

A manufatura, que responde por 11,3% da economia dos EUA, está se recuperando da campanha de aumento mais rápido da taxa de juros pelo Federal Reserve desde a década de 1980. Os gastos também estão mudando de bens para serviços, enquanto a demanda global fraca está prejudicando as exportações.

Os embarques do núcleo de bens de capital diminuíram 0,4% em março, após queda de 0,4% em fevereiro. Esses dados são usados para calcular os gastos com equipamentos na medição do Produto Interno Bruto. Os gastos das empresas com equipamentos tiveram a maior queda em 2 anos e meio no quarto trimestre.

(Reportagem de Lucia Mutikani)