Economia alemã deve ter crescimento modesto no 2º tri, diz BC
FRANKFURT (Reuters) - A economia da Alemanha deve crescer de forma moderada no segundo trimestre, já que uma recuperação na indústria mais do que compensa a estagnação do consumo doméstico e a queda no setor de construções, disse o banco central alemão em um relatório econômico mensal nesta quarta-feira.
A maior economia da Europa estagnou no primeiro trimestre, escapando por pouco de uma recessão depois que a produção caiu nos últimos três meses de 2022 devido às consequências da guerra da Rússia na Ucrânia e aos contínuos distúrbios na oferta.
Embora a recuperação esteja em andamento há meses, ela tem sido lenta e instável, com a indústria sofrendo contratempos inesperados.
"O alívio nos gargalos de oferta, o alto acúmulo de pedidos e a queda nos preços de energia sustentam a recuperação contínua da indústria", disse o Bundesbank. "Isso também deve apoiar as exportações, especialmente porque a economia global recuperou algum impulso."
Mas o consumo privado deve estagnar, já que um rápido aumento na renda nominal apenas impede que os salários reais caiam ainda mais, acrescentou o banco.
A inflação afetou profundamente o poder de compra e o Bundesbank espera que o aumento dos preços caia "apenas muito gradualmente" nos próximos meses, uma vez que os custos dos insumos permanecem altos e o crescimento dos salários continua a fomentar as pressões sobre os preços.
(Por Balazs Koranyi)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.