IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Petrobras retoma pedido de licenciamento para perfuração em poço na Foz do Amazonas

REUTERS/Sergio Moraes
Imagem: REUTERS/Sergio Moraes

André Romani

25/05/2023 20h44

SÃO PAULO (Reuters) -A Petrobras reapresentou pedido de retomada do processo de licenciamento para perfuração do poço Morpho 1-APS-57, na Foz do Amazonas, disse o presidente da companhia, Jean Paul Prates, no Twitter.

Procurada pela Reuters, a estatal confirmou as informações, mas até o momento não havia se posicionado via comunicado ou fato relevante ao mercado, como de praxe.

O poço 1-APS-57 faz parte do bloco FZA-M-59, no litoral do Amapá, na chamada Bacia da Foz do Rio Amazonas.

O novo pedido vem após o Ibama rejeitar há cerca de uma semana uma solicitação da estatal para perfuração de poços no bloco FZA-M-59, o que chegou, inclusive, a gerar ruídos dentro do governo. A Petrobras disse na quarta-feira que protocolaria um pedido de reconsideração da decisão.

Prates afirmou que, desde que conseguiu os direitos da concessão do local, a Petrobras "passou então a buscar obter o licenciamento das atividades pertinentes, entre elas a perfuração de um 'poço pioneiro' -- o poço inaugural para se checar se há possibilidade de ocorrência de petróleo ou gás num determinado setor de uma bacia".

Segundo ele, o processo de licenciamento foi "conduzido com a máxima diligência pelas equipes de sustentabilidade e meio ambiente da Petrobras".

(Por André Romani; Edição de Maria Carolina Marcello)