IPCA
0,26 Set.2023
Topo

China foi principal mercado para Model Y, da Tesla, o carro mais vendido do mundo no 1º tri

30/05/2023 16h16

Por Hyunjoo Jin e Akash Sriram

SÃO FRANCISCO (Reuters) - A China foi o maior mercado para o veículo elétrico Model Y, da Tesla, ajudando a torná-lo o carro mais vendido do mundo no primeiro trimestre deste ano, de acordo com dados da empresa de pesquisa de mercado JATO compartilhados com a Reuters.

O presidente-executivo da empresa, Elon Musk, está em visita à China nesta terça-feira pela primeira vez em três anos, destacando a importância do maior mercado de veículos elétricos do mundo.

A montadora vendeu 267.171 unidades do Model Y no primeiro trimestre deste ano, das quais 94.469 foram vendidas na China, superando 83.664 nos Estados Unidos e 71.114 na Europa, segundo os dados.

O Model Y ficou em primeiro lugar nas vendas globais, seguido pelo Toyota Corolla, Toyota Hilux, Toyota Rav4 e Toyota Camry, de acordo com os dados. O Model Y é o único carro puramente elétrico da lista.

O analista sênior da JATO, Felipe Munoz, espera que o Model Y seja o mais vendido do mundo até o final deste ano, devido aos cortes de preços que permitem que o modelo tenha acesso aos benefícios dos incentivos públicos para veículos elétricos.

Ao contrário de muitas montadoras, a Tesla tem um número limitado de modelos e suas variantes, o que ajudou o Model Y a se tornar o mais vendido.

O analista do Barclays, Dan Levy, disse que há preocupações sobre a Tesla ser muito dependente de apenas dois modelos, Model Y e Model 3, acrescentando que a montadora pode precisar de mais modelos e variantes para expandir seu mercado.

Este ano, a empresa cortou agressivamente os preços, ressaltando a intensa concorrência, especialmente no segmento de SUVs, onde o velho Model Y da Tesla enfrenta uma série de novos rivais, de acordo com o presidente-executivo da Ford, Jim Farley.