Ex-CEO do Softbank levanta US$440 mi para investir em startups da América Latina
Por Carolina Pulice
SÃO PAULO (Reuters) - O ex-presidente-executivo do SoftBank Group International Marcelo Claure lançou nesta quarta-feira um fundo focado na América Latina, com investimento inicial de cerca de 440 milhões de dólares. O Bicycle I, da nova gestora de capital para startups em estágio maduro de crescimento Bicycle Capital, tem como meta chegar a 500 milhões de dólares e visa fazer parceria com empreendedores em todo a região, disse a gestora em comunicado.
A América Latina representa uma aposta significativa da Bicycle Capital, em especial Brasil e México, que a gestora vê como países com populações grandes e jovens, e cita expectativa de ambos estejam entre as seis maiores economias do mundo até 2050. A região já tem empresas dentro do ambiente de tecnologia que trazem modelos de negócios disruptivos, disse Claure à Reuters, e "ainda há muito a ser 'disrupted' (transformado)". Em janeiro, Claure fez um investimento de 100 milhões de dólares na Shein, varejista online chinesa, e se tornou o presidente da empresa na América Latina. O novo fundo é ancorado pelo Mubadala Investment Company, fundo soberano de Abu Dhabi, e pelo Claure Group, o family office de Claure. Investimentos adicionais para essa primeira etapa são provenientes de investidores e empresários globais de tecnologia, afirmou.
Ele será distribuído a investidores credenciados no Brasil por meio da plataforma de produtos de investimento do BTG Pactual.
O fundo é liderado por Marcelo Claure como presidente-executivo e sócio-gestor, juntamente com Shu Nyatta, ex-SoftBank Group International, como sócio-gestor.
(Edição Paula Arend Laier e Pedro Fonseca)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.