Japão abrirá aplicativos de pagamentos dominados por Apple e Google à concorrência
TÓQUIO (Reuters) - O Japão planeja estimular a concorrência em aplicativos de pagamentos para smartphones, dominados por Apple e Google, proibindo grandes operadoras de lojas de aplicativos de forçar desenvolvedores de software a usar os próprios sistemas de pagamentos das operadoras, disse um painel do governo.
O relatório final do painel, publicado na sexta-feira, também disse que grandes fornecedoras de sistemas operacionais (SO) de smartphones devem ser obrigadas a oferecer a usuários maneiras alternativas de obter aplicativos de uma maneira segura, além de suas próprias lojas de aplicativos.
O iOS da Apple e o Android do Google, empresa da Alphabet's, praticamente dividem o mercado de sistemas operacionais de dispositivos móveis no Japão.
A Apple permite que usuários baixem aplicativos no iPhone apenas por meio da sua própria loja de aplicativos, e tanto a Apple quanto o Google exigem que desenvolvedores de software usem sistemas de pagamentos patenteados que cobram comissões de até 30%.
O relatório disse que as medidas legislativas necessárias serão analisadas em seguida, e o diário Asahi Shimbun noticiou neste sábado que o governo quer enviar um projeto de lei relacionado ao Congresso ainda no próximo ano.
Entre os membros do painel do governo estavam o ministro da Indústria, Yasutoshi Nishimura, e o ministro da Economia, Shigeyuki Goto.
(Reportagem de Kiyoshi Takenaka)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.