Etanol e gasolina voltam a cair na bomba na 3ª semana de junho, diz ValeCard; diesel sobe
SÃO PAULO (Reuters) - Os preços do etanol e da gasolina nos postos do Brasil mostraram nova queda entre os dias 12 e 18 de junho de 2023 frente à semana anterior, segundo levantamento da empresa de gestão de frotas ValeCard, com base em transações realizadas em mais de 25 mil estabelecimentos.
O preço médio do etanol hidratado (usado diretamente pelos veículos) ficou em 3,791 reais o litro, 1,50% inferior ao registrado na semana anterior. A queda, pela sexta semana seguida, explica-se pelo repasse gradual, aos postos, da redução desse combustível nas usinas produtoras.
"Desde o dia 15 de maio, embora com oscilações semanais, as usinas produtoras de São Paulo reduziram em 3,25% o preço do litro de etanol hidratado", disse Brendon Rodrigues, head de inovação e portfólio na ValeCard, citando dados do Cepea/Esalq.
Com isso, na terceira semana de junho tornou-se vantajoso abastecer com o biocombustível nos Estados de Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná e São Paulo.
A gasolina, por sua vez, recuou 1,23% frente à semana anterior, com o litro atingindo a média de 5,532 reais.
A expectativa é de quedas adicionais do preço do combustível nas próximas semanas, após a Petrobras ter anunciado um corte de 4,3% nas refinarias a partir da última sexta-feira, antes de aumentos previstos da tributação que devem se refletir nos preços.
Pela pesquisa da ValeCard, os Estados com maior redução no preço da gasolina na terceira semana de junho foram São Paulo (-1,87%), Mato Grosso do Sul (-1,38%) e Amazonas (-1,30%).
Já o diesel S-10, o tipo mais usado no Brasil, subiu 0,66% nos postos entre os dias 12 e 18 de junho. O preço do litro ficou em 5,360 reais, com a menor média sendo registrada no Rio Grande do Sul (4,954 reais), e a maior, no Acre (6,740 reais).
(Por Letícia Fucuchima)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.