Recessão alemã será mais acentuada do que esperado, diz Ifo
BERLIM (Reuters) - A economia alemã vai contrair neste ano mais do que o esperado anteriormente, com a inflação alta afetando o consumo privado, disse o Instituto Ifo nesta quarta-feira ao apresentar suas previsões.
"A economia alemã está lentamente saindo da recessão", disse o chefe de previsões econômicas do Ifo, Timo Wollmershaeuser.
O Produto Interno Bruto (PIB) alemão deve cair 0,4% neste ano, mais do que a previsão de 0,1% do Instituto Ifo em março.
"Quando comparamos a Alemanha com nossos principais parceiros comerciais, espera-se que pelo menos esses países apresentem crescimento", disse Wollmershaeuser. O Ifo prevê que o PIB da zona do euro crescerá 0,6% em 2023 e o que o dos EUA avance 0,9%.
O instituto econômico também reduziu as previsões para a Alemanha em 2024 para 1,5% de crescimento, de 1,7% esperado anteriormente.
A inflação deve diminuir lentamente de 6,9% em 2022 para 5,8% neste ano, caindo para 2,1% em 2024. Em relação ao núcleo da inflação, o Instituto Ifo prevê que ela aumentará para 6% neste ano, de 4,9% no ano anterior, antes de cair para 3% em 2024.
Devido à inflação, o consumo privado vai recuar 1,7% neste ano e não voltará a subir até 2024, quando se espera um aumento de 2,2%.
(Por Maria Martinez)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.