Zanin: combate à corrupção é fundamental, mas deve observar devido processo legal
BRASÍLIA (Reuters) - Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Supremo Tribunal Federal (STF), o advogado Cristiano Zanin afirmou nesta quarta-feira que o combate à corrupção é fundamental, mas não pode deixar de se ater ao devido processo legal para julgamentos de pessoas e empresas e alcançar "fins ilegítimos".
"Eu penso que o combate à corrupção é fundamental para a sociedade, ele deve acontecer. Agora, sempre com a observância do devido processo legal", disse o advogado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, onde é sabatinado.
"O que não se pode fazer... é usar o combate à corrupção como pretexto para perseguir pessoas, empresas, e instituições", acrescentou.
Zanin precisa ter seu nome aprovado pela CCJ e, posteriormente, pelo plenário do Senado.
A expectativa do governo é que Zanin receba de 50 a 60 votos dos 81 senadores, inclusive com apoio da oposição, em votação secreta no plenário. São necessários ao menos 41 votos favoráveis para a aprovação do indicado.
Se for aprovado, o advogado vai assumir a cadeira deixada pelo ministro Ricardo Lewandowski em abril, quando ele completou 75 anos e se aposentou compulsoriamente.
(Reportagem de Maria Carolina Marcello)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.