Conteúdo publicado há 9 meses

Putin sanciona lei que impede estrangeiros "hostis" de terem participações em empresas russas

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, sancionou uma lei que permite que investidores estrangeiros de países "hostis" sejam impedidos de deter participações em grandes empresas e bancos russos, informou a agência de notícias estatal RIA nesta sexta-feira.

A reportagem diz que o governo vai elaborar uma lista de empresas russas a serem cobertas pela lei, incluindo todos os bancos e empresas sistemicamente importantes acima de um certo tamanho em termos de receita, funcionários, ativos ou impostos pagos.

Segundo a lei, os direitos dos investidores estrangeiros de países hostis - ou seja, aqueles que impuseram sanções à Rússia devido à guerra na Ucrânia — podem ser suspensos e suas ações distribuídas proporcionalmente entre os proprietários russos.

A Rússia tem atuado cada vez mais nos últimos meses para assumir o controle dos ativos de empresas ocidentais em retaliação pela apreensão de ativos de propriedade russa no exterior.

No mês passado, o país assumiu o controle da participação da cervejaria dinamarquesa Carlsberg em uma cervejaria russa, bem como uma subsidiária russa da fabricante francesa de iogurte Danone. Em abril, tomou medidas semelhantes contra a empresa finlandesa Fortum e a alemã Uniper.

Deixe seu comentário

Só para assinantes